1

Blog Novidades e notícias

O que é Piscicultura?

12.Jan.2017

Piscicultura, segundo o dicionário, é a arte de criar e multiplicar peixes. Essa técnica milenar iniciou-se na China. Esse povo utilizava o esterco de bovinos para fertilizar os tanques em que se criavam os peixes, a fim de aumentar a produção do pescado. O avanço da tecnologia permitiu que os cultivadores brasileiros pudessem desenvolver técnicas, sob indução hormonal, para a maturação dos ovos da fêmea. Simultaneamente, obtém-se maior produtividade dos espermatozoides dos machos na época da Piracema, que é quando os peixes nadam contra a corrente para se reproduzir.

A atividade progrediu e continua a crescer no Brasil. O cultivo de peixes é um ramo promissor, por causa de seu baixo custo. O cultivo não requer tanto quanto uma criação de gado, é uma prática sustentável e contribui para a conservação de determinadas espécies de peixes. Além de prover qualidade alimentar, o retorno financeiro é consideravelmente alto, pois a proteína fornecida pela carne dos pescados oferece interesse à população mundial.

O Brasil possui condições excelentes para a ampliação da piscicultura. O país é riquíssimo em recursos hídricos, pois detém grande parte da porcentagem de água doce do planeta. A água de rios e lagos é o principal local da cultura, mas também é possível criar peixes em água salgada. Os peixes são maioria na aquacultura. Aquacultura que consiste na produção de diversos organismos aquáticos, como peixes, crustáceos, anfíbios, moluscos e plantas aquáticas.

O mercado para a piscicultura sobra, por causa do crescimento do poder de compra e a procura pelo pescado aumentou por causa da qualidade oferecida pela carne do peixe. O Brasil, segundo a Food and Agriculture Organization (FAO), até 2030 poderá ser um dos maiores produtores de pescado, pois é um país que possui imenso potencial pesqueiro.

Fonte: http://criacao-de-peixes.info/piscicultura.html

Voltar

Comentários

Os comentários representam a opinião de seus autores, e não do site Sim Peixes.

DEPOIMENTOS

Fale conosco

Teremos o prazer em atendê-lo e apresentrar a vocês as melhores soluções para a sua piscicultura.